segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Ferramentas e matéria-prima


Ferramentas
Para montar o terrário, algumas ferramentas serão necessárias como pequenas pás, pincéis de diferentes tamanhos, pinças, tesouras, estiletes e funis, papel absorvente e algodão. Como o trabalho com terrários se dá em alguns casos com vidros de abertura pequena ou média, tem que se dispor também de ferramentas específicas que facilitem a colocação da terra, areia, pedras e a fixação da própria planta. A criatividade de quem confecciona o terrário pode levar a usar objetos que se dispõe na própria residência e que são úteis para tal fim como garfos para espalhar a terra, colheres para cavar, esponja para limpar, gancho para segurar e descer as plantas, rolha de borracha para socar, lâmina para cortar, pulverizador manual, etc (Fig. 1).


Fig. 1: garfos, colheres, entre outros utensílios. 

Matéria-prima
A qualidade dos materiais utilizados na confecção de um terrário, como por exemplo a sanidade das plantas, é de extrema importância. Deve-se ter extremo cuidado no momento da escolha e aquisição, já que essas medidas asseguram um maior período da vida útil do terrário.
Plantas: a própria propagação das mudas para utilização em terrários é uma alternativa para a obtenção dessa matéria-prima. Porém, sem o conhecimento sobre as espécies de plantas, métodos de propagação, fisiologia e qualidade dos vegetais, o ideal é adquiri-las em locais idôneos, que mantenham cuidados básicos e necessários no manuseio de plantas. Não é raro que plantas revendidas estejam contaminadas, embora isto nem sempre seja visível ao leigo, que só identificará o dano após a utilização da planta no terrário, quando o sintoma de desenvolvimento da doença ou da praga for mais evidente.
Vidros: para a escolha dos recipientes de vidro, alguns aspectos devem ser ressaltados. 
Os vidros devem ser totalmente translúcidos, permitindo o máximo de passagem de luz para o vegetal.
O tampamento é necessário para que haja a reciclagem dos nutrientes no interior do terrário. Observa-se que o tipo de tampa mais adequado é a de vidro, que além de ser transparente, não absorve umidade (Figs. 2).

    
Figs. 2: recipientes com tampa de vidro. 
Fonte:Container Gardening

Não é imprescindível um fechamento hermético, mas suficientemente justo para não haver perda de umidade, o que resulta na necessidade de regas frequentes.
Os tamanhos e formatos dos vidros podem ser bastante variados, desde minipotes, vidros de conserva, garrafas, bombonieres, cálices e até grandes aquários, desde que todos permitam o manuseio das ferramentas pela sua abertura (Figs. 3). Modelos clássicos de vidros são descritos em literaturas para confecção de terrários, mas qualquer formato de vidro pode ser utilizado para esta função. Se houver a possibilidade de construção da própria peça de vidro, neste caso o bom gosto é que vai indicar o formato mais adequado. Em geral, o tamanho do vidro escolhido está diretamente relacionado ao tamanho da planta a ser utilizada. 










Figs. 3: variados formatos e tamanhos de terrários.
Fonte: Etsy

Substrato: as características do substrato serão responsáveis pela fixação e manutenção do vegetal no interior do vidro. É essencial que a terra seja de boa qualidade e mesmo enriquecida com matéria orgânica para garantir o suprimento das necessidades nutricionais da planta.
Carvão vegetal: outra matéria-prima importante para a confecção e manutenção de um terrário é o carvão finamente moído para formar   as camadas mais baixas do substrato e neutralizar as suas características químicas indesejáveis.
Areia: é necessário também areia grossa e fina para ser utilizada na confecção do substrato e no fundo do terrário.
Esses itens já citados referem-se ao material essencial para confecção de peças simples. A este esquema básico pode-se adicionar a criatividade e habilidade manual e artística do indivíduo. Dentre alguns materiais que podem ser utilizados para fins decorativos, há as pedras naturais de vários tipos e tamanhos, como, por exemplo, grãos de calcário, os seixos de rio ou pedras e areia coloridas artificialmente.

Fonte: Terrários, Ciência e Arte. Maria Cristina e Ruy Inacio Neiva de Carvalho. Editora UFPR. Vendas desta publicação pelo e-mail: editora@cce.ufpr.br 
          Ideariumperpetuo

4 comentários:

  1. Boa tarde! Estou com dificuldade para adquirir carvão mineral e a terra apropriada (que absorve o excesso de água)... Vc poderia me indicar um site onde eu possa realizar a compra deses e outros materiais para confeccionar os terrários?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não conheço nenhum site mas você pode usar carvão vegetal no terrário! A terra pode ser essas que vc encontra em lojas especializadas em jardinagem!

      Excluir
  2. Maravilhosos!
    Saberia informar qual a planta utilizada no mini terrário de pingente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cahina! A planta exata não sei te dizer mas provavelmente é uma briófita (musgo) desidratado e tingido.

      Excluir

Obrigada pela visita. Se você tem sugestões ou dúvidas sobre o assunto, comente! Os comentários podem virar temas de novas postagens!!!