segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Perguntas frequentes

Pra começo de conversa, vamos apresentar algumas perguntas comumente feitas por quem desconhece esse fascinante tipo de cultivo!
O que é um terrário?
Terrário é o resultado da técnica de cultivo de vegetais no interior de vidros a qual fundamenta-se no princípio da manutenção de plantas em um meio auto-sustentável onde a água, o ar e os nutrientes são reciclados num espaço limitado.
Explicarei melhor esse conceito de terrário respondendo a pergunta abaixo:
Como a planta consegue viver fechada sem ar?
Os vegetais têm uma característica muito particular quando comparados com outros seres vivos que é a capacidade de produzir seu próprio alimento. Eles são chamados de autotróficos e é através do fenômeno da fotossíntese, que nada mais é do que a absorção do gás carbônico e da água juntamente com a captação da energia da luz resultando na formação de açúcares e oxigênio, que eles conseguem sobreviver.


Fig. 1: esquema básico da fotossíntese.
Fonte: Smartkids

O açúcar produzido através da fotossíntese pode ser armazenado em órgãos de reserva (batata, cenoura, beterraba) ou então ser utilizado para a planta crescer e se desenvolver e é nesse momento que os vegetais são parecidos com os animais: eles absorvem o oxigênio para queimar esse açúcar e nesse processo chamado de respiração, a energia do açúcar é liberada e utilizada nas diversas funções vitais da planta.
Conseguiu perceber porquê a planta consegue viver fechada? Não? Então repare nos esquemas a seguir sobre fotossíntese e respiração:


Fig. 2: reações bioquímicas da fotossíntese e da respiração.

Para a planta fazer a fotossíntese ela utiliza o gás carbônico resultante de sua própria respiração e, ao respirar, a planta libera gás carbônico que será utilizado na fotossíntese! Com a água também ocorre o mesmo: a planta a usa pra produzir o açúcar pela fotossíntese e ao respirar a planta queima esse açúcar pra crescer liberando novamente a água no ar em forma de vapor!
É essa a ideia que sugere o termo auto-sustentável, um ciclo que se repete e desse ciclo não se perde quase nada!
Ocorre uma reciclagem contínua de água, gás carbônico e oxigênio! E esse processo de reciclagem ocorre também com os nutrientes ( nitrogênio, fósforo, potássio, ferro, cálcio, etc) através do retorno ao substrato principalmente de folhas velhas que caem e são decompostas pelos microrganismos. As possíveis perdas de nutrientes para a atmosfera, como se observa para o nitrogênio, ocorrem em proporções bem menores, garantindo sua quase perfeita reciclagem.
São por todos esses motivos que as plantas vivem perfeitamente bem, por um bom tempo, dentro de um espaço fechado.
Devo cuidar de um terrário assim como cuido dos meus vasos de flores? 
Não. Os cuidados dispensados às plantas em um terrário diferenciam um pouco do das plantas não confinadas (em vasos ou ao ar livre, por exemplo). A frequência das regas diminui consideravelmente uma vez que a água não se perde para a atmosfera. A pouca necessidade de regas dos terrários é um aspecto positivo para a atual vida tumultuada nas grandes cidades, quando as pessoas raramente têm tempo para cuidar das suas plantas de casa ou do local de trabalho. 
A adubação é dispensável, já que há o retorno dos nutrientes ao substrato por meio de partes do vegetal que envelhecem e morrem, sem falar que, em terrários, não é desejável o rápido crescimento proporcionado, em boa parte, pela adubação. 
Em regra geral, um terrário sempre deve permanecer em um local bem iluminado para garantir a ocorrência das funções vitais ao desenvolvimento vegetal e também contribuir para o não aparecimento de fungos no interior da peça. Porém não se deve mantê-lo ao sol direto, pois a temperatura interior se elevaria em demasia, aumentando a transpiração e podendo causar um estresse no vegetal, contribuindo assim para o desequilíbrio entre planta e ambiente.
Tudo isso despertou meu interesse! O quê preciso saber para fazer o meu próprio terrário?
Você vai precisar de certos materiais e se aprofundar um pouco mais nos estudos sobre os tipos de substrato e de plantas utilizadas, como também sobre a montagem do terrário e seus cuidados, para garantir a longa vida das plantas e a sua beleza como ornamento.

Fonte: Terrários, Ciência e Arte. Maria Cristina e Ruy Inacio Neiva de Carvalho. Editora UFPR. Vendas desta publicação pelo e-mail: editora@cce.ufpr.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Se você tem sugestões ou dúvidas sobre o assunto, comente! Os comentários podem virar temas de novas postagens!!!