segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Plantas


Praticamente todos os vegetais poderiam ser utilizados em terrários, porém há fatores limitantes que excluem uma série de plantas:
  • grande ou médio porte da planta;
  • raiz de crescimento vertical intenso (raiz pivotante);
  • plantas com pecíolos e folhas grandes;
  • plantas trepadeiras;
  • espécies de crescimento muito intenso;
  • plantas anuais ou de ciclo curto.
Em geral, as plantas mais recomendadas devem apresentar porte pequeno, raiz fasciculada (cabeleira), crescimento lento, vida longa, bem como devem possuir uma beleza de cores e formas que irão compor o arranjo final. Contudo, entre as plantas com essas características, há diferentes níveis de adaptação no interior de um vidro. Algumas espécies requerem cuidados excessivos enquanto outras são mais rústicas e se adaptam facilmente às condições de um terrário.

Multiplicação das plantas 
As plantas ornamentais são multiplicadas por diferentes processos. As anuais e bienais são exclusivamente por semente e as perenes podem ser por semente ou propagação vegetativa. 
A maneira mais conveniente de multiplicação é a vegetativa (reprodução assexuada), ou seja, através de folhas, caules ou mesmo raízes, mas nunca de flores e frutos. Tem como grande vantagem a rápida formação da nova muda, e principalmente a formação de raízes adventícias que geralmente são menores e com crescimento menos intenso do que as raízes oriundas da semente (Saiba mais em métodos de propagação). 
O substrato para a propagação pode ser rico em areia, já que na matéria orgânica há tanto organismos benéficos quanto maléficos os quais atacam as raízes em formação. As regas devem ser constantes para que o substrato mantenha-se sempre úmido, porém sem encharcá-lo. Não há necessidade de adubação do substrato  pois a muda permanecerá pouco tempo nesse meio e também não crescerá muito o que é desejável para a montagem do terrário. Se a propagação for de estacas ou partes da planta já separadas da planta-mãe, é importante que tais propágulos estejam em um local que não incida luz direta nos horários mais quentes do dia.

Tratamento sanitário das mudas 
É importante a manutenção das plantas sempre livres de pragas e doenças, sendo que entre as pragas mais comuns estão os pulgões e as cochonilhas. Inseticidas caseiros  são eficientes sendo que o mais conhecido é a calda de fumoDoenças da parte aérea podem ser evitadas pela aplicação quinzenal ou mensal de fungicidas cúpricos como a calda bordalesa. Algumas medidas extras para evitar o surgimento de pragas e doenças:

  • cuidar da sanidade das plantas- mães as quais dão origem às novas mudinhas;
  • evitar encharcar o substrato principalmente em épocas amenas e chuvosas;
  • retirada manual de cochonilhas e pulgões seguida de lavagem da parte afetada (por exemplo: embaixo da torneira);
  • eliminar partes das plantas com sintomas leves;
  • eliminar a planta inteira caso esteja totalmente tomada de pragas ou doenças. No caso de exemplares de valor afetivo ou monetário afetados pelas pragas ou doenças, tratá-los isoladamente das outras plantas;
  • utilizar ferramentas desinfetadas (hipoclorito de sódio a 1%).
Fonte: Terrários, Ciência e Arte. Maria Cristina e Ruy Inacio Neiva de Carvalho. Editora UFPR. Vendas desta publicação pelo e-mail: editora@cce.ufpr.br
          Trabalhador na Floricultura, Básico, 2004 (SENAR, Paraná).


PÁGINA EM CONSTRUÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Se você tem sugestões ou dúvidas sobre o assunto, comente! Os comentários podem virar temas de novas postagens!!!