segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Componentes do mini jardim

Para compreensão do que vem a ser um mini jardim, precede o entendimento do que ele é formado, ou seja, quais elementos que o compõem e o que ocorre entre eles.

Elementos naturais
São os elementos provenientes da natureza e são subdivididos em:

Elementos vivos (plantas)
Nos mini jardins utilizamos dois tipos básicos de plantas: as floríferas cuja característica dominante é a emissão de flores podendo ser anuais, bianuais ou perenes (ex. mini-violetas, mini-orquídeas, tilândsias,...) e as folhagens, herbáceas em sua maioria (ex. brilhantina, ajuga,...)  e algumas subarbustivas (ex. aspargo-samambaia, fig. 1) sendo que a característica dominante são as folhas com seus diversos formatos, cores e texturas.
No caso do uso de bonsais, as espécies são arbóreas ou arbustivas, floríferas ou não.


Fig. 1: frutos do aspargo-samambaia.

Elementos não vivos (componentes físicos)
Refere-se ao substrato, granilhas, areia, seixos de rio, etc. Discutiremos aqui sobre os recursos mais utilizados para ornamentar, dar suporte e cobrir o solo. 
  • Substrato: é o meio adequadamente preparado para acomodar e suprir as necessidades das plantas. Como cada planta pertence à categorias diferentes, por exemplo, suculentas e plantas tropicais, o substrato para cada uma delas também apresentará características diferentes. O substrato para a suculenta deverá ser leve e com boa drenagem enquanto o das plantas tropicais deve ser rico em nutrientes (Fig. 2).
  • Canela em rama cortada: é uma árvore originária do Ceilão, da Birmânia e da Índia com propriedades medicinais e aromáticas. As canelas são algumas das espécies mais antigas conhecidas pela humanidade. A mais difundida é a Cinnamomum zeylanicum, originária do Ceilão, atual Sri Lanka. Outras, entretanto, como a Cássia (Cinnamomum cassia), chamada de falsa-canela e conhecida como canela-da-China, também têm importância econômica (Fig. 3).
  • Seixo rolado de rio: são seixos de resíduos da lavagem da areia. É comercializado por quilo, em pequenas quantidades. Possui os tamanhos variados de 2mm até 40 cm ou mais (Fig. 4).
  • Granilha: é uma rocha de diversas granulometrias que variam de 2 mm a 5 mm de diâmetro, podendo-se obter granulações finas até grosseiras. Na região de Curitiba elas são produzidas por mineradoras de calcário. Possuem cores branca, bege, preta, etc (Fig. 5).
  • Casca de pinus: resíduo de serraria, possui uma estrutura grosseira sendo separados os fragmentos grandes ou pedaços de madeira que vem junto (Fig. 6).
  • Casca de coco em pó: de coloração marrom, é resíduo da produção de coco (Fig. 7).
  • Musgo desidratado: é um musgo de nome científico Sphagnum (esfagno), de coloração bege ou verde quando tingido, desenvolve-se em áreas de pouca fertilidade, quentes e úmidas (Fig. 8).
                                                
Fig. 2: substrato para flores e folhagens.     Fig. 3: canela serrada.
Fonte: Loja de Plantas                          Fonte: Atacado Beija Flor 

                                                               
  Fig. 4: seixos de rio tamanho grande.      Fig. 5: granilha branca. 


Fig. 6: casca de pinus rústica.


                                  
Fig. 7: casca de coco em pó.      Fig. 8: musgo desidratado tingido.
   Fonte: Embrapa.                        Fonte: SA Artesanatos

Elementos construídos
Trata-se das miniaturas de cadeiras, banquinhos, casas de passarinho, borboletas, vasinhos, cercas, etc (Fig. 9).


Fig. 9: miniaturas de mesas, cadeiras, bancos, chaleira, carrinho-de-mão, vasinhos, cerca, etc.
Outros elementos do mini jardim
Deve-se levar em conta que o mini jardim ocorre numa dimensão temporal. Boa parte dos elementos que o compõem são seres vivos que passam por processos de mudanças. Portanto, essas transformações podem ocorrer em função da variação fisiológica (crescimento, perda de folhas no inverno, florescimento, morte,...) e como consequência devido à necessidade antrópica de manutenção do mini jardim, haverá necessidade constante de realizar algumas práticas como podas para conter o crescimento das plantas, mudança de local do mini jardim para evitar estiolamento, entre outros. Em suma, o mini jardim jamais apresentará o mesmo aspecto de quando foi criado. Importante sempre cuidar das plantas e conhecê-las muito bem para pelo menos suprir suas necessidades básicas.

              Apostila do curso de paisagismo residencial, 2006. Instituto Goetzke de Paisagismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Se você tem sugestões ou dúvidas sobre o assunto, comente! Os comentários podem virar temas de novas postagens!!!