segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Histórico

Dr. Nathaniel Bagshaw Ward (1791-1868), era um médico com uma paixão pela botânica e entomologia. Seu herbário com espécies pessoalmente coletadas continha 25.000 exemplares. As samambaias em seu jardim de Londres, em Wellclose Square, no entanto, foram sendo envenenados pela poluição do ar de Londres, que consistia fortemente de fumaça de carvão e ácido sulfúrico. Dr. Ward também manteve casulos de mariposas e similares em frascos de vidro hermeticamente fechados, e em um, ele descobriu que um esporo de samambaia e uma espécie de grama germinaram e foram crescendo em um pouco de terra. Interessado mas ainda não vendo as oportunidades, ele deixou a vedação intacta por cerca de quatro anos, observando que a grama realmente floresceu uma vez. Após esse tempo, no entanto, a vedação oxidou, e as plantas morreram logo do ar contaminado. Entendendo as possibilidades, um carpinteiro construi-lhe uma estreita caixa envidraçada de madeira e descobriu que as samambaias cultivadas ali prosperaram. 
   Ele então projetou o que é conhecido hoje como a caixa Wardian, uma caixa com tampa de vidro, semelhante a uma estufa em miniatura, que encontrou grande uso no século 19 para proteger plantas coletadas em países distantes de volta para as ilhas britânicas, a grande maioria das quais já havia morrido devido à exposição durante longas viagens marítimas, frustrando a muitos botânicos científicos e amadores da época. Dentro do invólucro de vidro as plantas podiam crescer em condições quase como as do seu ambiente natural e eram protegidas do ar de carvão de fumo poluído de Londres (Fig. 3). 

Fig. 3: uma caixa Wardian para o transporte e a manutenção das plantas.

Como as plantas dentro de caixas de vidro eram decorativas, a ideia foi logo adaptada para a decoração de interior das casas. A caixa Wardian foi a precursora direta do terrário moderno (e a inspiração para o aquário de vidro),  foi inventada em cerca de 1829 depois dessa descoberta acidental inspiradora.

          Wikipedia/ Wardian Case

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Se você tem sugestões ou dúvidas sobre o assunto, comente! Os comentários podem virar temas de novas postagens!!!